sexta-feira, 13 de maio de 2016

Estou perdendo clientes em meu Atelie de costura: Por que?

Perder clientes é algo que chateia profundamente qualquer um que seja dono do próprio negócio. Mas, além das causas cotidianas como, época do ano ( tem sempre uma época que os clientes simplesmente somem), existem fatores que fogem ao conhecimento, às vezes seu cliente ficou chateado e não falou o motivo,  situações em que não se sabe como lidar ou algo que já tenha sido identificado que precisa melhorar mas não se sabe como.


Fizemos um questionário para ter respostas reais das mais diversas profissionais e consumidoras do país, a base das perguntas foi a seguinte:
Qual motivo já fez você perder clientes? 
Você já se decepcionou com algum profissional de costura?
O objetivo é entender os dois lados, e clarear as ideias para impulsionar seu negócio!


Tivemos participantes com tempo de experiência de 4 anos e outros com mais de 35 anos de profissão. A maioria deles citou como principal causa de perda de clientes a falta de comunicação (quando eles não souberam interpretar o que o cliente queria) e a falta de pontualidade (atraso na data das encomendas).
Mas sabe qual a melhor parte? Todos os profissionais que conversaram com seus clientes para esclarecer os desentendimentos, conseguiram os clientes de volta.
Os profissionais que fazem reparos parecem não ficar sem clientela "Sempre tem alguém precisando ajustar uma peça, fazer bainha..." São serviços de mão de obra mais barata mas que de pouco em pouco pagam boa parte das contas do mês.
Para finalizar essa parte, com respostas pouco frequentes mas que valem a pena absorver a experiência; alguns responderam que o preço alto (mao de obra ou do tecido) afastaram uma parcela de clientes.
Tem clientes que são tão fieis que, mesmo comprando o tecido fora, levam para o profissional que já têm costume.
Promoções foram citadas como boa estratégia para aumentar a clientela em certas épocas.
Por fim, perguntamos "O que você considera um fator determinante para conquistar o cliente?" e quase por unanimidade a resposta foi "capricho, carinho e pontualidade"




Acho que esse é o lado que mais interessa para as nossas profissionais, acredito que as pessoas responderam a nossa enquete com muita sinceridade. Queremos te ajudar melhorar seu negócio, então leia com carinho e atenção para conseguir reconhecer se você cometeu algum desses erros:
Do total de participantes quase 40% faz roupas com frequência, os demais fazem esporadicamente, e quer saber, essa porcentagem está aumentando devido ao preço alto das roupas nas lojas e a facilidade de comprar tecidos a metro.
Quase todas as clientes já tiveram alguma decepção, e a notícia ruim de verdade é que 82% disseram que não deram chance e foram buscar outro profissional.
Entre os erros mais citados estão: frequente falta de compromisso com a data marcada, erro de corte, e defeitos na peça depois de finalizada.
A dica que podemos dar é: seja fiel a sua cliente e ela será fiel com você! Essa fidelidade abrange tudo que envolve uma boa relação; sinceridade para expor seus limites, coerência com aquilo que a cliente pediu, carinho com cada encomenda, afinal, cada uma é unica e contribui para o lucro mensal.

Sabemos que existem milhares de ótimas profissionais, existem empresas serias e justas no ramo da costura, mas alguns erros tão simples de serem corrigidos fazem com que muitos clientes em potencial busquem um meio mais seguro, que é comprar a peça pronta. Esses clientes só saberão das vantagens de fazer sob medida depois que passarem por um bom profissional.

O preço do metro dos tecidos é muito barato, e quem faz sob medida espera que o custo benefício recompense, ou seja, que a peça encomendada fique mais barata e mais certa no corpo do que a peça comprada pronta. A lógica é assim:
o que adianta comprar um tecido com super preço se no fim das contas o preço final será igual da loja? 
Então fique atenta ao preço de sua mão de obra, tenha em mente que um cliente satisfeito traz pelo menos mais um para o seu negócio. Não faça como muitos vendedores de loja, que esnobam clientes  por pensar que não podem comprar. Todos que entram em seu estabelecimento querem o seu serviço, sua parte é fazer um bom trabalho e a consequência é ganhar cada vez mais espaço!
Para finalizar com questões que são de suma importância, 88% disseram que reparam na organização do Atelie, e por coincidência ou não, 88% também disse que busca por preço mais baixo do que no comércio.
Frase de ouro: não diga o que a cliente quer, diga o que ela precisa saber!

Vocês repararam que nas duas enquetes tem um ponto em comum? O compromisso com a data.
COSTUREIRAS, elaborem bem sua agenda, não digam uma data próxima para agradar, geralmente vocês sabem o tempo necessário para a confecção das peças então, se for preciso, digam para as suas clientes: "Estou muito atarefada, sua encomenda vai demorar um pouco mas vai ficar ótima como sempre". Sua cliente sairá do atelie sabendo que seu tecido está em boas mãos, que a espera vai valer a pena.
A peça é difícil, você nunca fez e acha que não saberá como confeccionar? Diga que é uma peça nova, que você precisa estudar para ver como faz, mas não faça compromisso que possa te deixar mal. É importante ter em mente que sua cliente não conhece os termos técnicos, então a ajude a expressar o que ela deseja, ficará mais fácil para você mesma.
Agora para as CLIENTES, sejam claras com suas costureiras, esse serviço é uma parceria entre vocês! Encomendar suas roupas só tem benefícios, quem já encomenda, como nós aqui da loja, sabe como é bom e vira um vício, todo tecido bonito a gente quer comprar..
Veja os principais benefícios e me fala se precisa mais?! ;)
Fim do artigo!! O que vocês acharam? Troquem ideia com a gente, toda opinião é muito válida para nós!




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