segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Tipos de tecido para artesanato


Olá pessoal!!

Em Junho lançamos um e-book (que você pode baixar aqui) dando dicas e mostrando as diversas peças artesanais que podem ser usadas para a decoração dos ambientes de nossa casa. Muita gente baixou nosso e-book, o que nos deixou bastante felizes! Esperamos que quem já leu o e-book já tenha se animado e comprado ou feito alguma peça artesanal para mudar o visual da casa!
Andamos recebendo algumas mensagens de leitores que não só gostam de ter artigos de artesanato em casa , mas também já fazem ou gostariam de começar a produzir produtos artesanais com tecidos. Por isso, vamos tratar aqui hoje dos tecidos mais usados para se fazer artesanato. Vamos lá?

Tricoline Estampada

A tricoline estampada é um tecido 100% algodão e é o mais usado para artesanato pela sua resistência, facilidade de manuseio (fácil de cortar, lavar, costurar e colar) e sua imensa variedade de estampas, que proporciona também uma imensa variedade de opções de produtos a serem produzidos.
Ótimos exemplos de usos que podemos dar aqui são: pesos de porta, panos de prato, caixa de jóias, porta pano de prato e artigos em patchwork com tecidos.


Feltro

O feltro é um tecido sintético grosso que possui versões lisas e estampadas e é altamente usado no artesanato. Permite cortes em qualquer direção, é fácil de costurar e fácil de colar. As peças mais feitas com o feltro normalmente são as de bichos. Por ser um tecido mais grosso, dá ao bichinho aquele toque gostoso e fofinho.
O que vemos bastante: chaveiros, enfeites de porta, flores e bichinhos de enfeite de cama e quarto de crianças.




Algodão Cru

O algodão cru, também conhecido como Americano Cru, é um tecido 100% algodão, altamente resistente, de fácil corte, cola e costura. Como o próprio nome diz, é cru, ou seja, não é colorido. Por isso, vemos ser muito usado em artigos mais rústicos e também para representar a pele de bonecas e bichos.
Alguns usos: bolsas, carteiras, bonecas, almofadas, jogos americanos



Oxford

O oxford é um tecido 100% poliéster, que tem um bom caimento, é muito resistente, não estica e é encontrado tanto liso quanto estampado. É um tecido que exige um pouco mais de habilidade para trabalhar, por ser um tecido mais molinho e principalmente se o trabalho necessitar de um corte reto. Uma técnica que permite lindos trabalhos com o oxford é o capitone, que apesar de ser muito trabalhoso e necessitar de dedicação, faz lindas peças artesanais.
Principais usos: colchas, capas de almofada, puxa saco, capa para galão de água, capa de botijão e avental




TNT

O Tecido Não Tecido (daí o TNT), também é encontrado liso e estampado. É um material muito barato e tem a grande desvantagem de ser muito sensível, rasgando e danificando muito facilmente. Por isso, é usado comumente em peças em que se espera beleza, mas não se espera alta durabilidade.
O que mais vemos: saquinhos personalizados, lembrancinhas de aniversário



Outros Tecidos

Os tecidos acima são os que mais vemos serem usados pelos nossos clientes, mas isso não quer dizer que são os únicos. Na verdade, a criatividade de quem trabalha com artesanato é tão grande que eles conseguem aproveitar qualquer tecido que tenham em mãos! Já vimos muitos produtos com cetim, rendas, jeans, sarja, organza e até mesmo paetê! Basta colocar a cabeça para criar!



O artesanato com tecidos é um trabalho muito bacana e que admiramos muito! Quem o faz realmente é um artista! Parabéns a todas as pessoas que trabalham com essa arte!

Se você trabalha ou pretende trabalhar com artesanato com tecidos, dê um pulinho no nosso site e veja as opções de tecidos que trabalhamos! É só clicar aqui)

E ai? Gostou do nosso artigo? Se gostou, comente! curta! compartilhe com seus amigos! Se você tem alguma crítica, sugestão de melhoras ou sugestão de assuntos para tratarmos aqui no nosso Blog, entre em contato conosco clicando aqui

Abraços a todos e até o próximo post!

Assista ao nosso novo video e aprenda a fazer uma peça de artesanato fácil no Passo a Passo com a 104!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário