segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Como saber se um site é seguro?

Como saber se um site é seguro?
Sabe aquela expressão “Terra de ninguém”? Então, ela define o meio virtual. Nunca sabemos quem está do outro lado, vírus são disparados o tempo todo e espertalhões estão por toda parte atentos para tirar proveito das formas mais inesperadas possíveis.

Isso faz com que o consumidor inexperiente fique inibido de acessar uma loja virtual, sem segurança para fazer sua compra em um site novo ou até mesmo sem coragem de aprender como ter a internet à seu favor.



Então, como ver os sinais de um site seguro e diferenciá-lo de uma armadilha?

Vamos aos tópicos para facilitar o entendimento:

1. Acreditem, é muito comum que sites clandestinos tenham erros de português e símbolos inexplicáveis em seus textos. Tenha sempre seu antivírus atualizado.

2. Existe um site que verifica se o endereço do link é seguro. Atenção, ele garante a segurança do link e não a idoneidade do site. Acesse http://www.siteadvisor.com/sites/# , copie a URL (endereço do site que deseja pesquisar) e veja a resposta.
Testamos com o site da nossa loja (Lojas104), veja o exemplo:



3. Reparem o endereço do link, atentem-se ao que aparece escrito na barra de URL, uma boa dica é você digitar no Google o nome que aparece no link ou até mesmo fazer uma busca com o endereço URL (basta retirar o prefixo http:// ) O resultado pode dar a você uma dica sobre o que outras pessoas falam sobre o site.

4. Procure um autor ou um blog  (veja bem, nem todo site tem um blog, mas aqueles que têm e o mantém atualizado já garantem um ponto positivo). Neste caso o próprio blog vira mais um meio de comunicação entre você o site.

5. Vá até a página “Sobre”, ou “Institucional”, ou “A Empresa”... Enfim, independente do título dado, leia a história da empresa, se ela tiver uma loja física já é outro ponto a favor.

6. Procure um certificado de segurança, política de troca e devolução. Geralmente os bons sites mantêm contato facilitado com o cliente.



7. Veja com seus familiares e amigos se alguém conhece o site, veja sua reputação, porém, se as pessoas ao seu redor não conhecem não é motivo para desconfiar, mas se os comentários na internet não são bons fique com o pé atrás. Existe um site que chamaReclame Aqui  nele os usuários deixam suas reclamações ou elogios (se o site em questão não tem elogio mas também não tem reclamações o PROCON pode ser uma boa fonte de pesquisa).

8. Dados pessoais e pagamento: como confiar seus dados de cartão de crédito, documentos e endereço? Existem empresas responsáveis por garantir essa segurança, o PagSeguro, o PayPal e o Mercado Pago são bons exemplos.

9. Use a página de "Contato" e faça realmente um contato com a empresa para tirar algumas dúvidas, mas não faça disso a única ferramenta de apoio para se assegurar, lembre-se das dicas anteriores!

10. Se o site que você pesquisa foi aprovado nesses quesitos falta apenas o seu voto de confiança para abrir esse leque de possibilidades que a internet oferece com o conforto de não precisar sair de casa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário