segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Como atrair clientes usando um perfil nas redes sociais

Esse artigo é destinado às pessoas simples e com pouco entendimento do mundo virtual, que precisam melhorar o contato com os clientes, são prestadoras de serviço que trabalham em casa e dependem de vender aquilo que produzem. (se você quer ser um micro empreendedor, veja o artigo Como se tornar um MEI)

Um fato inegável é que as redes sociais chegaram e firmaram território e com  objetivos dos mais variados possíveis, as pessoas aderem e interagem de acordo com seus interesses, e assim também deve fazer o empreendedor. 
Facebook, Instagram, YouTube, Linkedin, Google +, Pinterest, Twitter...Sendo o Facebook a maior rede social do MUNDO, entre os vários motivos está a facilidade de uso.


Não importa qual o tamanho do seu negócio, você deve estar onde seu público está, e pode ter certeza,  mais da metade está na internet e se você não estiver seu concorrente estará.
Segundo dados divulgados pelo próprio Facebook, até agosto de 2014, 8 em cada 10 brasileiros possuem conta no Facebook!! Outra coisa importante a se pensar, é que a rede social te aproxima muito do seu público, e ajuda a perceber o que as pessoas aprovam ou reprovam.




Guarde essa frase: Você precisa MOSTRAR seu trabalho para DESPERTAR o interesse do cliente e gerar OPORTUNIDADE de venda. 
Mas como fazer isso gastando pouco ou nada?

As dicas abaixo são simples e fáceis de seguir usando apenas os 2 perfis mais populares:

1. Perfil e Página no Facebook: 
O Facebook hoje é a Rede Social que mais tem adeptos no Brasil e no mundo. Além da postagem de foto permite que as pessoas façam contato através dos comentários ou mensagens. 
Clique para fazer seu Cadastro no Facebook.


Cadastro no Facebook


  • Faça postagens diárias mostrando seu trabalho (pelo menos 1 foto por dia). Mas atente-se, assim como em qualquer relação interpessoal, a interação é o foco das ações, por isso, não se limite às suas postagens, participe também de discussões e grupos relacionados ao seu trabalho.
  • De modo geral, os melhores horários para postar são 11h, 15h e 20h
  • Na PÁGINA: Preencha todas as informações relacionadas ao seu negócio, telefone, site, e-mail, endereço, se houver expediente definido coloque também.
  • Publique assuntos de interesse do seus clientes, ou seja, seu trabalho (o que você está produzindo, o que você já produziu, para qual ocasião ou quem é o cliente). 
  • Se você tiver um parceiro ou intenção de fazer parcerias, com o objetivo de otimizar sua página, faça sem medo e com moderação, sempre pensando na utilidade (uma boa parceria deve ser interessante para ambos e útil para o público)
  • No PERFIL: além da postagem do produto você pode postar mensagens de "Bom dia" ou algo que seja interessante e bonitinho, mas não saia postando tudo que vê pela frente, e cuidado na demonstração de opinião, lembre-se que o objetivo é divulgar o seu trabalho. Deixe no perfil o seu telefone de contato e esclareça qual tipo de serviço, qual produto você confecciona (costura de festa, costura simples, artesanato...)
  • Divulgue sua página, coloque uma imagem de capa que direcione as pessoas para ela. Mande convites para seu amigos curtirem e peça aos mais próximos que sugiram sua página para os amigos deles.
  • Responda as perguntas que forem feitas e interaja com as pessoas que estão no seu Facebook. As pessoas podem querer tirar dúvidas e fazer questionamentos, aproveite o contato desse possível cliente. 
2. Impulsionando publicações no Facebook: 
Você vai perceber que na página, a medida que você posta o Facebook oferece para impulsionar a publicação, isso significa que você pagará um certo valor para que essa postagem seja divulgada para mais pessoas em diversas regiões do país!

3. Instagram:
Também é uma ferramenta ótima, usada em smartphones e tablets, e está em vista a todo momento.
Essa imagem é do nosso perfil e coloquei apenas para servir de exemplo para quem não conhece essa ferramenta..



  • Faça postagens em horários diferentes e com moderação.
  • Use as famosas hashtags (palavras chave antecedidas com o # e sem espaço; ex: #euquefiz). Você pode até criar uma específica com a sua marca ou nome, ex: #AtelierDaMaria. Essas hashtags acumulam as fotos que tratam do assunto em questão.
  • Aproveite o espaço do perfil para descrever seu serviço e deixar seu contato, seja telefone, email ou site.
Parece simples ne? E realmente é!! Mas essas dicas, simples e básicas, não são truques de mágica, é um trabalho de formiguinha, que exige que você faça sua parte diariamente, com o tempo você percebe o retorno positivo.

Gostaram da dica? Se quiser sugerir um assunto pode deixar nos comentários!!

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